O Emmy 2025 premiou neste domingo (14) as melhores produções da televisão dos Estados Unidos, em uma cerimônia realizada no Peacock Theater, em Los Angeles, sob comando do comediante Nate Bargatze. A noite consagrou séries e artistas que marcaram o último ano, com vitórias expressivas em drama, comédia e minissérie.
Principais vencedores
Na categoria mais aguardada, “The Pitt” foi eleita Melhor Série Dramática, enquanto “O Estúdio” levou o prêmio de Melhor Série Cômica. Já entre as minisséries, o destaque ficou com “Adolescência”, que garantiu o troféu de Melhor Minissérie ou Série de Antologia.
Atuações
- Drama: Noah Wyle venceu como Melhor Ator por The Pitt, e Britt Lower como Melhor Atriz por Ruptura. Nos papéis coadjuvantes, Tramell Tillman (Ruptura) e Katherine LaNasa (The Pitt) levaram os prêmios.
- Comédia: Seth Rogen foi eleito Melhor Ator, e Jean Smart, de Hacks, venceu como Melhor Atriz. Nos coadjuvantes, Jeff Hiller (Somebody Somewhere) e Hannah Einbinder (Hacks) foram os premiados.
- Minissérie/Antologia: Stephen Graham brilhou como Melhor Ator em Adolescência, enquanto Cristin Milioti venceu como Melhor Atriz por Pinguim. Nos coadjuvantes, Owen Cooper e Erin Doherty, ambos de Adolescência, completaram a lista.
Direção e roteiro
A cerimônia também destacou a excelência técnica:
- Direção: Philip Barantini por Adolescência (minissérie); Seth Rogen e Evan Goldberg por O Estúdio (comédia); e Adam Randall por Slow Horses (drama).
- Roteiro: Dan Gilroy venceu em drama por Andor; Seth Rogen e Evan Goldberg repetiram a conquista em comédia; e Jack Thorne e Stephen Graham foram premiados por Adolescência.
Outras categorias
Além das séries, o Emmy também premiou programas de outros formatos. O “The Late Show With Stephen Colbert” foi eleito Melhor Talk Show, o reality “The Traitors” venceu como Melhor Programa de Competição, e o especial “SNL50: The Homecoming Concert” foi reconhecido como Melhor Especial de Variedades.
Um ano marcante para a televisão
Com vitórias que equilibraram produções consagradas e novidades, o Emmy 2025 consolidou The Pitt e Adolescência como fenômenos de crítica e público, enquanto celebrou o talento de veteranos como Jean Smart e o multipremiado Seth Rogen.
