Neste 5 de novembro, o fenômeno da superlua promete uma visão ainda melhor para os observadores. Isso porque a Lua estará a uma distância de 356.980 km da Terra.
Normalmente, a média para esse estágio é de 384,4 mil km. No próximo evento astronômico, previsto para 4 de dezembro, ela estará a 357.219 km, possibilitando também uma boa visualização.
Nesta quarta-feira (05), porém, o melhor horário para observá-la será logo após o pôr do sol. O momento exato do fenômeno depende do fuso horário de cada região.
Seguindo o horário de Brasília, em São Paulo, por exemplo, ele ocorre às 18h45. Já em Belém, acontece por volta das 18h14 e no Recife, às 17h28.
Mas, independentemente do Estado em que estejam, se não houver muitas nuvens, todos os brasileiros conseguirão observar o evento com facilidade a olho nu.
O que é uma superlua?
- Alguns especialistas utilizam o termo “superlua” para se referir às luas cheias ou novas que ocorrem quando o satélite está a 360 mil quilômetros ou menos da Terra.
- Outros consideram que a expressão se aplica quando a fase cheia ou nova acontece em um curto intervalo de tempo em relação ao perigeu, ponto da órbita em que a Lua se aproxima mais do planeta.
- Apesar dessas divergências, o conceito de “superlua” acabou se tornando popular e foi incorporado pela comunidade científica como uma forma de aproximar a astronomia do público.
