A partir das 6h desta quinta-feira (13), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai implantar um novo binário no bairro do Altiplano, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e facilitar o acesso à ponte recém-construída que liga a região ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), dentro do campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A mudança marca a conclusão de uma das principais intervenções de mobilidade da cidade e promete reduzir o tempo de deslocamento entre os bairros Altiplano, Bancários e Cidade Universitária, desafogando o tráfego intenso da Avenida Beira Rio e do Castelo Branco.
O novo sistema viário será formado pelas ruas Severino Ennes Atayde, que passa a operar no sentido Altiplano–UFPB, e Arthur Enedino dos Anjos, no sentido inverso. Ambas tiveram os antigos trechos de paralelepípedo substituídos por asfalto.
De acordo com o superintendente da Semob-JP, Marcilio do HBE, a medida integra um conjunto de ações voltadas à modernização da mobilidade na área. “O binário faz parte de um plano mais amplo de integração viária. Vai permitir deslocamentos mais rápidos e seguros para quem circula nessa região estratégica da cidade”, afirmou.
Durante os primeiros dez dias de funcionamento, agentes de mobilidade permanecerão no local orientando condutores sobre as novas regras de circulação. Segundo o diretor de Operações da Semob, Sanderson Cesário, o trecho já recebeu nova sinalização horizontal e vertical, além de reforço educativo para garantir uma transição segura.
A ponte que conecta o Altiplano ao HU/UFPB faz parte do programa “Vias do Atlântico”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), e representa um importante elo entre os corredores sul e leste da Capital.
Confira abaixo o mapa das mudanças realizadas pela Semob João Pessoa:

