Reserve Garden traz exposição permanente com peças de artesãos da Paraíba e do Nordeste

Restaurante recém-reinaugurado em João Pessoa valoriza e celebra a cultura regional

O artesanato paraibano e nordestino, marcado por histórias, afetos e identidade, ganhou um novo espaço de valorização em João Pessoa. O Reserve Garden, restaurante recém-reinaugurado em Manaíra, passa a contar com uma exposição permanente de peças produzidas por artesãos da Paraíba e de outros estados do Nordeste.

Conhecido por unir gastronomia autoral, arquitetura e paisagismo, o espaço agora amplia a experiência dos visitantes ao integrar arte e cultura regional ao ambiente. Logo na entrada, o público encontra uma estante com diversas obras distribuídas de forma estratégica, criando um percurso de contemplação que dialoga com as plantas e o concreto aparente da arquitetura.

A curadoria da decoração foi realizada pela empresária Heloisa Nonino, do Grupo Nonino. Radicada em João Pessoa há mais de uma década, ela afirma que a relação com a arte nordestina sempre fez parte da sua trajetória.

“A arte paraibana e a nordestina sempre foram uma grande paixão da minha casa, da minha família”, destaca.

Segundo Heloisa, o acervo começou de forma pessoal e, com a criação do restaurante, passou a integrar o espaço. Inicialmente pensadas como parte da decoração, as peças despertaram o interesse dos clientes e passaram também a ser comercializadas no local.

“Quando fundamos o Reserve Garden, replicamos o que era a nossa casa, com muitas plantas e arte. As pessoas se encantavam com a forma como eu organizava as peças e queriam comprar. A partir disso, começamos também a comercializar as obras dentro do restaurante”, relembra.

Entre os nomes que já adquiriram peças expostas no local estão o médico Drauzio Varella, o diretor Jayme Monjardime a atriz Marieta Severo.

Valorização da arte nordestina

A exposição reúne obras de diferentes artistas e técnicas. Estão presentes os burrinhos de couro de Oziel Dias, de Itabaiana (PB); pássaros em madeira de Bento, de Sumé (PB); e esculturas do premiado Sérgio Teófilo, de Dona Inês (PB).

Também se destacam os palhaços em papel machê de Babá Santana, as cabeças em cerâmica de Cida Lima, o galo produzido com latinhas recicladas por Joca dos Galos, as cerâmicas esmaltadas de Chico Ferreira, a arte sacra de Jonas Nogueira e quadros de artistas como Guto Holanda e Thayroni Arruda.

Heloisa afirma que acompanha de perto o trabalho dos artesãos e valoriza as histórias por trás de cada peça.

“Me emociono quando me aproximo das histórias. Quando o cliente vê a arte nesse contexto, junto com as plantas e a arquitetura, ele se reconhece. É uma conexão muito bonita”, comenta.

Para ela, inserir o artesanato no restaurante é uma forma de fortalecer a cultura local.

“O artesanato nordestino tem alma. São peças que falam de território, de memória e de quem somos. Trazer essa arte para dentro do Reserve Garden é um gesto de respeito e admiração pela cultura que nos inspira”, conclui.

O Reserve Garden está localizado na Rua Euzely Fabrício de Souza, nº 304, em Manaíra. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @reservegarden ou pelo site oficial do restaurante.

Compartilhe:

Edit Template

Aí Vem News

Um universo inteiro em alguns cliques.

© 2024 Todos os direitos reservados.