Inmet emite alertas amarelo e laranja de chuvas para 115 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (20), dois alertas de chuvas intensas para 115 municípios da Paraíba. Os avisos são classificados nas cores amarela (perigo potencial) e laranja (perigo) e seguem válidos até as 23h59 deste sábado (21).

Alerta amarelo atinge 111 municípios

O alerta amarelo indica perigo potencial de chuvas intensas. De acordo com o Inmet, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora, com ventos de até 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica e quedas de árvores é considerado baixo.

Entre os municípios sob alerta estão Patos, Sousa, Pombal, Princesa Isabel, Monteiro, Cajazeiras, São Bento, Itaporanga, Teixeira, Uiraúna, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, São João do Rio do Peixe, Conceição, Piancó, Sumé, Serra Branca, Taperoá, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Água Branca, São Mamede, Santa Luzia, Malta, Jericó, Coremas, Paulista, Nazarezinho, entre outros, totalizando 111 cidades do Sertão, Cariri e Seridó paraibano.

Alerta laranja vale para quatro cidades

O alerta laranja, que representa maior grau de severidade, abrange quatro municípios do Sertão: Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras e Santa Helena.

Nesse caso, a previsão indica chuvas mais intensas, podendo variar entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos de até 100 km/h. Há risco de cortes de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Recomendações à população

Durante o alerta amarelo, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Já no alerta laranja, além dessas medidas, a recomendação é desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

As autoridades reforçam a importância de acompanhar as atualizações meteorológicas e adotar medidas preventivas para reduzir riscos durante o período de instabilidade.

Compartilhe:

Edit Template

Aí Vem News

Um universo inteiro em alguns cliques.

© 2024 Todos os direitos reservados.