Filho de pais administradores, ele se inspirou, principalmente, na figura do pai, Lúcio Flávio Costa
O presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Marcos Kallebe, passará a integrar a Academia Paraibana de Ciência da Administração, ocupando a cadeira de número 21, que pertencia ao seu pai, uma figura emblemática na história da administração no estado, Lúcio Flávio Costa. A solenidade de posse ocorrerá no dia 14 de setembro, em João Pessoa.
Filho de pais administradores, ele se inspirou, principalmente, na figura do pai, que teve uma carreira marcada por importantes cargos no setor, incluindo diretor do CRA-PB, presidente do Sindicato dos Administradores da Paraíba e membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração até seu falecimento em 2017.
“Desde criança, acompanhei meu pai em sua trajetória. Ele sempre foi uma fonte de inspiração, tanto na vida pessoal quanto profissional. Trabalhou por muitos anos na gestão de empresas e também teve um papel fundamental no CRA-PB, onde chegou a ser conselheiro e presidente do sindicato. Ver de perto sua dedicação e amor pela profissão me motivou a seguir seus passos. A administração está no meu sangue, é algo que vem do berço”, conta Kallebe.
Kallebe iniciou sua trajetória no CRA-PB como suplente em 2008, incentivado pelo pai, que era conselheiro regional titular na época. Depois ele se tornou conselheiro titular em 2010 e, posteriormente, presidente do CRA-PB. Além disso, ocupou cargos no Conselho Federal de Administração, onde foi diretor e teve a oportunidade de atuar como interventor nos conselhos regionais do Pará e Pernambuco, ajudando a reestruturar as instituições em momentos críticos.
Como novo membro da APCA, Kallebe vê uma oportunidade de continuar o legado de seu pai e de contribuir ainda mais para a profissão. “Assumir a cadeira que pertenceu ao meu pai é uma grande responsabilidade, mas também uma imensa honra. Pretendo levar adiante os ensinamentos dele e contribuir com as discussões sobre a administração pública e privada, promovendo o conhecimento e o debate sobre a importância da nossa ciência. Meu objetivo é somar e trazer minhas experiências para contribuir com os debates e decisões. É uma chance de devolver à sociedade tudo o que aprendi ao longo desses anos”, conclui.
Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa formou-se em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê em 2000 e acumulou experiência na Lojas Maia. Na Prefeitura Municipal de João Pessoa, coordenou o setor de materiais do Complexo Hospitalar Humberto Nóbrega e gerenciou as áreas administrativa e financeira do Distrito Sanitário III. Foi Diretor Administrativo e Financeiro no Centro de Atenção Integrado a Saúde e, na iniciativa privada, gerenciou a Faculdade COESP. Atuou como Conselheiro Regional e Federal de Administração, ocupando cargos de liderança e integrou comissões no CFA. Concluiu um MBA em Gestão Empresarial e atualmente é Conselheiro Regional efetivo e Presidente do CRA-PB, além de atuar como perito judicial e cursar Contabilidade na Universidade Cruzeiro do Sul.
A Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) é uma sociedade civil de natureza científica e cultural, sem finalidade lucrativa, fundada em julho de 2011, com sede e foro em João Pessoa. Seu objetivo é o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e a difusão da Ciência da Administração.