O Partido Socialista Brasileiro (PSB), liderado pelo governador João Azevêdo, foi o grande vencedor das eleições municipais de 2024 na Paraíba, realizadas neste domingo (6). De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSB elegeu 69 prefeitos nos 221 municípios que realizaram o pleito no primeiro turno. As cidades de João Pessoa e Campina Grande, no entanto, ainda irão para o segundo turno.
Esse número pode aumentar, uma vez que Jhony Bezerra, do PSB, disputará o segundo turno em Campina Grande. A maioria das prefeituras conquistadas pelo partido está localizada no Sertão da Paraíba, incluindo municípios como Bayeux, Sousa, Itaporanga, São José de Piranhas, Teixeira, Serraria e Bananeiras.
Em segundo lugar, o partido Republicanos elegeu 50 prefeitos, com destaque para as cidades de Patos, Pombal, Queimadas e Sapé. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), União Brasil e o Partido Progressistas (PP) vêm logo em seguida, cada um com 23 e 20 prefeitos eleitos, respectivamente. Ambos os partidos têm potencial para aumentar esse número, já que estão em disputa em Campina Grande e João Pessoa.
Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu eleger apenas um prefeito, na cidade de Picuí, enquanto o Partido Liberal (PL) alcançou 11 prefeitos, com vitórias em Ingá e Belém do Brejo do Cruz. O número de prefeitos do PL também pode crescer, pois Marcelo Queiroga está no segundo turno em João Pessoa.
A lista completa de partidos com prefeitos eleitos inclui:
- PSD: 11 prefeitos
- PSDB: 9 prefeitos
- Solidariedade: 2 prefeitos
- PDT: 2 prefeitos
- Avante: 1 prefeito
- Rede: 1 prefeito