A partir desta quarta-feira (12), uma nova onda de calor pode levar a temperaturas extremas no Nordeste, com máximas previstas em torno dos 40°C em estados como Bahia, Pernambuco e Piauí. O fenômeno, que deve durar até o dia 18 de fevereiro, poderá fazer com que algumas regiões registrem temperaturas de 5 a 7°C acima da média para o período, segundo a Climatempo.
Entre as áreas nordestinas sob alerta, estão o centro-norte da Bahia, o leste do Piauí e o interior de Pernambuco, que podem experimentar dias de calor intenso. Apesar do aumento expressivo nas temperaturas, capitais como Salvador (BA) não se enquadram nos critérios para a classificação oficial de onda de calor.
O fenômeno ocorre simultaneamente a um prolongamento da onda de calor no Sul do país e pode estabelecer novos recordes de temperatura no Sudeste, especialmente em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. A recomendação para os próximos dias é redobrar a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes.