Paraíba registra mais de 5 mil casos prováveis de dengue em 2025 e confirma duas mortes

A Paraíba já contabiliza 5.044 casos prováveis de dengue até junho de 2025. O número foi divulgado nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e aponta também que duas mortes por dengue foram confirmadas este ano: uma em João Pessoa e outra no município de São Domingos do Cariri.

O boletim epidemiológico também traz um panorama das arboviroses no estado, com 6.204 casos prováveis no total. Além da dengue, foram notificados 493 casos de chikungunya15 de zika e 645 da febre do oropouche — esta última doença tem crescido nos últimos meses, sendo responsável por mais de 10% dos registros.

Entre os casos confirmados de febre do oropouche, quinze ocorreram em gestantes, sendo que onze já deram à luz e quatro permanecem em acompanhamento durante a gestação. Todas elas, segundo a SES, estão sendo acompanhadas pela rede de atenção à saúde, incluindo atenção primária e maternidades de média e alta complexidade.

Apesar dos números ainda altos, a responsável técnica estadual pelas arboviroses, Carla Jaciara, destacou que houve redução nos casos de dengue, chikungunya e zika em comparação com o mesmo período de 2024. No entanto, ela reforça que a vigilância e os cuidados continuam sendo fundamentais.

“A população deve estar sempre atenta tanto ao mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, chikungunya e zika, quanto ao maruim, transmissor da febre do oropouche. É preciso manter os cuidados preventivos e buscar atendimento médico nos primeiros sinais da doença”, alertou a especialista.

Além das mortes confirmadas, oito outros óbitos estão em investigação por suspeita de arboviroses. A SES reforça a importância de ações contínuas de combate aos criadouros dos mosquitos e de atenção aos sintomas como febre alta, dores no corpo, manchas na pele, entre outros.

Compartilhe:

Edit Template

Aí Vem News

Um universo inteiro em alguns cliques.

© 2024 Todos os direitos reservados.