O concurso público para professor da rede estadual da Paraíba registrou um total de 70.595 inscrições homologadas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (4). Os locais de prova já estão disponíveis no site da banca organizadora, o Idecan.
A prova objetiva será aplicada no próximo dia 13 de julho, de forma simultânea em 16 cidades da Paraíba. O concurso oferta 2 mil vagas efetivas para o cargo de Professor de Educação Básica IV, com salário inicial de R$ 6.944,09 para jornada de 40 horas semanais.
Como serão as provas?
As provas serão aplicadas em dois turnos no mesmo dia:
Das 8h às 12h – Disciplinas: Artes, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa;
Das 15h às 19h – Disciplinas: Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Química e Sociologia.
O que levar no dia da prova:
Documento oficial de identificação com foto (original);
Cartão de Confirmação de Inscrição;
Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente.
Próximas etapas
A segunda fase do concurso, que consiste na prova de títulos, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto. A divulgação do resultado definitivo da prova objetiva está prevista para o dia 25 de agosto, e a convocação para envio dos títulos será feita a partir do dia 26.
Distribuição das vagas por disciplina:
O edital prevê vagas distribuídas entre as 16 Gerências Regionais de Educação do estado, com a seguinte distribuição por área:
Matemática: 383 vagas
Língua Portuguesa: 375
Educação Física: 207
História: 194
Geografia: 165
Artes: 144
Língua Inglesa: 124
Física: 91
Biologia: 89
Química: 80
Língua Espanhola: 74
Sociologia: 44
Filosofia: 30
Onde será aplicada a prova?
As provas serão realizadas em 16 cidades paraibanas, com abrangência regional, garantindo acessibilidade aos candidatos de todas as regiões do estado.
Concurso é um dos maiores da história da Educação da Paraíba
Este é um dos maiores concursos já realizados pela Secretaria de Estado da Educação, sendo parte do processo de valorização do magistério e recomposição do quadro docente da rede pública estadual. O último certame com esse porte foi realizado há mais de uma década.