A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realiza, nesta quarta-feira (18), uma audiência pública em João Pessoa para discutir a proposta de Revisão Tarifária Periódica da Energisa Paraíba. A medida pode impactar diretamente cerca de 1,84 milhão de unidades consumidoras no estado.
De acordo com a proposta da agência, os consumidores residenciais poderão enfrentar um aumento de 15,83% nas contas de luz. Para o setor industrial, o reajuste estimado é de 14,35%. A sessão será realizada a partir das 9h, no Auditório do Procon-PB, localizado na Avenida Almirante Barroso, no Centro da capital.
A previsão é que os novos valores entrem em vigor a partir de 28 de agosto. Segundo a ANEEL, os principais fatores que pressionaram a alta foram os custos com transporte e distribuição de energia, a compra de energia elétrica, os encargos setoriais e os componentes financeiros acumulados de anos anteriores.
A audiência pública é uma etapa obrigatória do processo de revisão tarifária, e a população pode participar com contribuições durante a sessão.