O Banco do Brasil inicia nesta sexta-feira (11) os testes do Pix por aproximação em parceria com sua subsidiária Cielo. Esta fase piloto ocorrerá até novembro e será restrita aos funcionários do banco em São Paulo e Brasília. Em dezembro, a funcionalidade estará disponível para todos os correntistas do BB, antes do lançamento oficial pelo Banco Central, programado para fevereiro de 2025.
O novo sistema visa simplificar o processo de pagamentos, que atualmente depende do escaneamento de QR Codes e da inserção de chaves. Com o Pix por aproximação, os usuários poderão cadastrar suas contas em uma carteira digital em smartphones ou smartwatches, facilitando transações sem precisar abrir o aplicativo do banco. A segurança será mantida com a exigência de uma senha, geralmente a do dispositivo.
Pedro Bramont, diretor de soluções em meios de pagamentos do Banco do Brasil, comentou que essa inovação reflete a crescente aceitação do pagamento por aproximação entre os brasileiros e destaca a busca contínua por modernização e melhorias no sistema de pagamentos .