O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), confirmou que o plenário da Casa deve votar, nesta quarta-feira (1º/10), o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com rendimento mensal de até R$ 5 mil.
Segundo Motta, a decisão de pautar a proposta foi possível após a aprovação, por unanimidade, do requerimento de urgência. “O requerimento de urgência no plenário também foi aprovado por unanimidade, ou seja, nessa discussão, nesse debate, a Câmara entende que a matéria agora está madura para ir ao plenário. E nós vamos levar essa matéria na próxima quarta-feira, conforme anunciamos”, afirmou.
A proposta, encaminhada pelo Executivo, está sob relatoria do deputado Arthur Lira (PP), que apresentou parecer favorável durante reunião do Colégio de Líderes na última semana. O texto é considerado pelo parlamentar um passo importante para reduzir a carga tributária da população de renda média e baixa.
A medida integra a agenda econômica do governo e tem sido discutida como um dos principais pontos da política fiscal voltada para ampliar o poder de compra da classe trabalhadora. Caso seja aprovada na Câmara, seguirá para análise do Senado.