Aberto ao público e com entrada gratuita, o Cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), exibe na quarta-feira (5/6) o documentário ‘Dom Fragoso’, do diretor Francis Vale. Os comentários sobre a obra serão do professor João de Lima, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vice-presidente da Academia Paraibana de Cinema (APC). A sessão tem início às 19h e ocorre no Auditório Juarez da Gama Batista, Anexo I da FCJA, localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.
O filme conta a história do primeiro bispo diocesano de Crateús, cidade do Sertão do Ceará, o paraibano Dom Antônio Batista Fragoso, e sua atuação entre os anos de 1964 e 1998. O enfoque principal da obra são as reflexões de Dom Fragoso sobre fatos históricos, como, por exemplo, sua experiência na mobilização de trabalhadores rurais e nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB) durante o período da ditadura no Brasil.
Francis Gomes Vale foi um cineasta, compositor e escritor paraense. Falecido em 2017, ele foi um dos primeiros organizadores do Cine Ceará, considerado o maior festival de cinema daquele estado. O filme ‘Dom Fragoso’ (2011) tem a duração de 71 minutos e classificação livre.