O Partido Liberal (PL) oficializou o nome do deputado estadual Wallber Virgolino como pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo para as eleições suplementares de 2026. A definição ocorreu após reunião com o presidente estadual da sigla, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que deve assumir a coordenação da campanha no município.
A pré-candidatura foi reforçada publicamente pelo próprio Wallber, por meio de uma publicação nas redes sociais, na manhã desta terça-feira (23). Na mensagem, o parlamentar afirmou: “As batalhas não pertencem aos fortes, mas àqueles que se ajoelham diante de Deus antes de se levantarem para lutar”.
Além do respaldo do PL, Wallber também assegurou o apoio político do senador Efraim Filho (União Brasil). O apoio chama atenção porque, nas eleições municipais de 2024, os dois estiveram em campos opostos. Na ocasião, Efraim apoiou André Coutinho, vencedor do pleito, mas que teve o mandato posteriormente cassado pela Justiça Eleitoral.
Na última eleição municipal, Wallber Virgolino obteve 21,46% dos votos válidos, somando 8.413 votos. O candidato mais votado naquele pleito alcançou 25.966 votos.
Eleições suplementares
As novas eleições em Cabedelo foram confirmadas após decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que aprovou, na última quinta-feira (18), a resolução com as instruções e o calendário do pleito suplementar. A votação está marcada para o dia 12 de abril de 2026, um domingo, com uso do sistema eletrônico de votação e apuração.
A relatoria do processo ficou sob responsabilidade do vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Em seu voto, o magistrado destacou que a data foi definida levando em consideração os prazos do calendário eleitoral de 2026, especialmente o fechamento do cadastro eleitoral em maio, garantindo compatibilidade com as eleições gerais.
A convocação do novo pleito ocorre após o TRE-PB manter, na última segunda-feira (15), a cassação dos mandatos do prefeito André Coutinho (Avante), da vice-prefeita Camila Holanda (PP) e do vereador Márcio Silva (União Brasil). Eles foram acusados de compra de votos nas eleições de 2024, com suposto envolvimento de facções criminosas.
De acordo com a resolução aprovada, estarão aptos a votar apenas as eleitoras e os eleitores que possuíam inscrição eleitoral regular em Cabedelo até o dia 13 de novembro de 2025, respeitando o prazo de 150 dias anteriores à eleição, conforme prevê o Art. 91 da Lei nº 9.504/97.
Convenções e registro de candidaturas
Poderão participar das eleições suplementares os partidos que tenham registrado seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito e que possuam, até a data das convenções, órgãos de direção constituídos no município, conforme seus respectivos estatutos.
O calendário eleitoral estabelece que as convenções partidárias para escolha de candidatos e formação de coligações deverão ocorrer entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro de 2026. Já o prazo final para o registro das candidaturasserá até as 19h do dia 24 de fevereiro de 2026, junto ao Juízo Eleitoral.
A propaganda eleitoral estará autorizada a partir de 25 de fevereiro de 2026, obedecendo às regras legais de transparência e igualdade de condições entre os concorrentes.
