O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), destacou nesta terça-feira (23) a importância da participação do Brasil na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em entrevista coletiva, o parlamentar afirmou que vê com “bons olhos” os resultados do encontro e defendeu o caminho da diplomacia para superar as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
A fala ocorre após um breve encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano, Donald Trump. O republicano sinalizou a possibilidade de uma reunião formal com o chefe do Executivo brasileiro já na próxima semana.
“Eu vejo com muito bons olhos o que se deu como resultado dessa Assembleia da ONU no dia de hoje. Eu sempre defendi que o diálogo, a diplomacia, possa ajudar os nossos países, que têm relações históricas de centenas de anos, a resolverem esse imbróglio”, afirmou Motta.
O presidente da Câmara ressaltou que o governo brasileiro deve priorizar a negociação direta para reverter as medidas tarifárias. “Eu defendo sempre que o governo brasileiro possa, em diálogo com o governo americano, dirimir as dúvidas e deixar para trás as tarifas e as sanções e retomar a relação entre os países”, disse.
Ao final, Hugo Motta reiterou a confiança nas instituições e na democracia brasileira. “O Brasil tem instituições fortes, uma democracia forte. Nossa soberania não tem discussão. Confio que, através do diálogo e da democracia, essa situação possa ser resolvida”, concluiu.