Ação reforça a importância da inclusão digital para acessibilidade a educação e qualificação de qualidade
O Instituto Inovação & Economia Circular (IEC) – Unidade Paraíba, em parceria com a REEECicle, realizou na manhã da terça-feira (10), a entrega de 75 computadores remanufaturados para instituições e escolas públicas da Paraíba. Representantes das treze entidades de todo o estado compareceram ao evento.
“Estamos cumprindo uma missão, nós temos uma responsabilidade assumida de trazer a política pública ‘Computadores para a inclusão’ para a Paraíba”, salientou o presidente do IEC-Brasil e CEO da REEECicle, Sávio França. Atualmente, o convênio entre o IEC-Brasil e o governo federal, através do Ministério das Comunicações, está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e agora também na Paraíba.
A contrapartida social do programa é desenvolvida através da doação de computadores, qualificação gratuita para jovens e adultos na área da tecnologia, coleta de resíduos eletrônicos, atendimento a diversas instituições no Nordeste e disseminação da educação ambiental através de palestras e eventos.
O IEC-Brasil oferece cursos de informática básica, informática para a terceira idade, inteligência artificial, logística reversa de eletroeletrônicos, mídias sociais para empreendedores, programador web, robótica I e II e web designer.
Eliane Bento, representante da Associação da Comunidade Negra Rural de Caiana dos Matias, que fica localizada no município de Serra Redonda, relatou a dificuldade de acesso à internet e a qualificação. “Para fazer um curso de informática precisei ir para outra cidade e com esses computadores os jovens da nossa comunidade, que muitas vezes não sabem nem como manusear um equipamento, também terão a oportunidade de aprender”.
Em 2025, a REEECicle e o IEC Brasil planejam entregar no estado cerca de 2.200 máquinas, qualificar 1.000 jovens e adultos e implantar o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Paraíba. A iniciativa reforça o impacto da inclusão digital para a qualificação e desempenho de grupos e comunidades menos favorecidas.
Na cerimônia desta terça foram beneficiadas as instituições:
- Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira;
- Agência Regional de Apoio e Valorização das Atividades Produtivas e Técnicas de Convivência com o Semiárido;
- Associação Comunitária de Mulheres Produtoras da Agricultura Familiar em Quixaba, Picuí e Região;
- Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Imóvel Riacho do Sangue;
- Associação Comunitária Otávio Maia;
- Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo Cruz da Menina;
- Associação da Comunidade Negra Rural de Caiana dos Matias;
- Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania;
- Associação do Assentamento Almir Muniz da Silva;
- Associação dos Trabalhadores do Sítio Capim de Cheiro;
- Associação Quilombola Comunidade Negra do Daniel;
- Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira;
- Coordenação Estadual das Comunidades Negras e Quilombolas da Paraíba.