O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar a Paraíba ainda neste mês para participar da inauguração da nova estrutura do Aeroporto Regional de Patos, no Sertão do estado. A informação foi confirmada pelo governador João Azevêdo (PSB) nesta segunda-feira (5), durante o lançamento da revista Paraíba da Gente, que apresenta o balanço das ações do Governo do Estado em 2025.
De acordo com João Azevêdo, o terminal de passageiros já está completamente finalizado e a inauguração depende apenas da definição da agenda presidencial. O governador destacou o impacto da obra para o desenvolvimento regional. “Essa é uma estrutura que vai mudar o perfil e o desenvolvimento da região de Patos”, afirmou.
O Aeroporto Regional Brigadeiro Firmino Ayres está em operação desde o dia 19 de junho de 2025, quando foi inaugurada a pista de pousos e decolagens. O investimento total na obra foi de aproximadamente R$ 55,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos Estadual e Federal.
A nova estrutura tem capacidade para atender até 80 passageiros por hora, considerando embarques e desembarques, além de permitir a operação simultânea de até três aeronaves do modelo ATR-72-600, com capacidade para 72 passageiros cada. O equipamento deve atender diretamente a Região Metropolitana de Patos, formada por 24 municípios, fortalecendo a integração regional e o fluxo econômico no Sertão paraibano.
Em dezembro do ano passado, João Azevêdo, o vice-governador e pré-candidato ao Governo do Estado Lucas Ribeiro (PP) e o prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Nabor Wanderley (Republicanos) estiveram reunidos com o presidente Lula e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), em Brasília. O encontro reforçou o alinhamento institucional e político em torno de obras estruturantes para a Paraíba.
