Morreu nesta segunda-feira (19) o estilista Valentino Garavani, fundador da marca de luxo Valentino, aos 93 anos. Ele morreu em casa, segundo informações da Fundação Valentino Garavani e pelo marido dele, Giancarlo Giammetti.
A causa da morte do estilista de 93 anos não foi informada pela imprensa, ou pela equipe do modista. “Valentino Garavani faleceu hoje em sua residência em Roma, cercado por seus entes queridos”, disse a fundação no Instagram.
Valentino Garavani deixa a empresa e o marido, Giancarlo. O estilista já estava fora da Direção Criativa da marca desde 2007, quando nomeou dois outros diretores. Desde 2024 Alessandro Michele é diretor da marca.
Quem foi Valentino Garavani?
Valentino Garavani nasceu na Itália, em 1932 e deu os primeiros passos na moda em Paris. Ao voltar para a terra natal, ele abriu a própria oficina de alfaiataria em Via Condotti, em Roma.
A virada na carreira e a criação do império Valentino ocorreu em 1962, em Palazzo Pitti. A marca, fundada ao lado do marido, Giancarlo, se tornou um sucesso mundial e símbolo da alta costura.
Ele ficou conhecido pelo estilo refinado, roupas de alta costura femininas e o ‘Vermelho Valentino’, cor de assinatura. Ele ficou famoso também por vestir celebridades e a realeza, como Jackie Kennedy, Princesa Diana e Audrey Hepburn.
