O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo (11) com o filme “O Agente Secreto”, que conquistou dois Globos de Ouro 2026: o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. A cerimônia aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, e marcou um feito inédito para o Brasil na premiação.
Wagner Moura venceu a categoria de Melhor Ator em Filme de Drama ao interpretar o protagonista do longa dirigido por Kléber Mendonça Filho. Em seu discurso, o ator destacou a força simbólica da obra e agradeceu ao diretor. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem”, afirmou. Moura dedicou o prêmio a pessoas que seguem seus valores em tempos difíceis e encerrou a fala em português: “Viva o Brasil e a cultura brasileira”.
Na disputa, o ator brasileiro superou nomes de peso do cinema internacional, como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White, consolidando sua atuação como uma das mais elogiadas da temporada.
Mais cedo, “O Agente Secreto” já havia garantido o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, tornando-se o segundo filme brasileiro da história a vencer nessa categoria, 27 anos após o clássico “Central do Brasil”. Além disso, esta foi a primeira vez que uma produção brasileira conquistou dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
O anúncio do prêmio de melhor filme estrangeiro foi feito pela atriz Minnie Driver, que surpreendeu o público ao dizer “Parabéns” em português antes de anunciar o nome do vencedor. Ao subir ao palco, Kléber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil”, agradeceu ao elenco e destacou a parceria com Wagner Moura. “As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”, disse.
Em seu discurso, o diretor também fez uma defesa do cinema autoral e da produção independente. “Dedico esse filme aos jovens cineastas. Este é um momento muito importante da história para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, afirmou Kléber.
Além das duas vitórias, “O Agente Secreto” também concorreu à categoria de Melhor Filme Dramático, reforçando o reconhecimento internacional da produção.
