Na última terça-feira (16), o jornalista e publicitário Hugo Rafael divulgou, em seu perfil no Instagram, o teaser de “Homens de Couro”, curta-metragem que tem a sua assinatura na direção e totalmente produzido com Inteligência Artificial. O lançamento oficial está previsto para a segunda semana de outubro e promete marcar a história do audiovisual paraibano.
A produção recria o universo do cangaço nos dias atuais, com toques místicos e uma estética cinematográfica hiper-realista. Em Campina Grande, a novidade já chama a atenção do público, reforçando o papel da cidade como polo criativo da nova cena digital.
De acordo com Hugo Rafael, “o que me inspirou para produzir este curta foram as histórias que eu ouvia quando criança em Serra Talhada, no Pernambuco, quando ia visitar os meus parentes no sertão. Ouvia muitos contos que tinham os cangaçeiros como protagonistas e um certo misticismo, que é o enredo do nosso filme”, ressaltou.
O criador de conteúdo digital com IA, Luiz Livera, destaca a recepção positiva da imprensa e do público às produções feitas com inteligência artificial. Outro nome em ascensão é o de Daniel Gonçalves, de Santa Rita, que se destacou ao criar um episódio dos Simpsons ambientado em João Pessoa, entre outros conteúdos.
Hugo Rafael também já havia ganhado repercussão com vídeos que trouxeram Os Simpsons para cenários paraibanos e até com uma versão campinense de Velozes e Furiosos no Parque do Povo. Agora, com “Homens de Couro”, ele aposta em um enredo original que mistura história e tecnologia, consolidando um marco para o cinema feito no estado.
A data e o local do lançamento serão divulgadas em breve. A produção do curta-metragem tem em mente divulgar a obra nos festivais, mas o uso de IA no audiovisual ainda é uma pauta recente.
Com “Homens de Couro”, a Paraíba firma-se como pioneira ao usar a Inteligência Artificial no cinema, unindo tradição cultural e inovação tecnológica em uma nova forma de contar histórias.
