A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (19), a segunda fase da Operação Em Passant, que investiga a atuação de uma facção criminosa nas eleições municipais de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. A ação resultou na prisão de Flavia Monteiro e no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, com autorização da juíza Maria Cristina Santiago, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
Entre os investigados estão o atual prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (Avante), o prefeito eleito André Coutinho (Avante) e o vereador Márcio Silva (União Brasil). Eles deverão cumprir medidas cautelares, incluindo recolhimento domiciliar noturno e proibição de contato com outros envolvidos no inquérito.
As investigações indicam que uma facção criminosa estaria influenciando eleitores em troca de vantagens políticas, como nomeações para cargos comissionados. Os crimes investigados incluem formação de organização criminosa, coação de eleitores, lavagem de dinheiro e peculato.
A primeira fase da operação, em 18 de outubro, coletou provas em setores administrativos da Prefeitura de Cabedelo, que levaram ao aprofundamento das investigações na etapa atual. As evidências serão analisadas e encaminhadas ao Juízo Eleitoral.