O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), deixou Israel na manhã desta segunda-feira (16), após dias de tensão no país, e seguiu viagem em direção à Jordânia, onde deve embarcar para o Brasil. A informação foi confirmada pelo deputado federal Mersinho Lucena (PP), filho do gestor, que está na Arábia Saudita aguardando a chegada do pai.
Segundo Mersinho, a operação de retirada teve início às 13h, no horário local (7h no Brasil), e resgatou 12 brasileiros que aceitaram enfrentar os riscos da travessia terrestre pela fronteira. Ele também informou que está acompanhando em tempo real o deslocamento da comitiva.
A Prefeitura de João Pessoa, por meio de nota oficial, informou que o retorno ao Brasil está previsto para esta terça-feira (17). A gestão municipal agradeceu o empenho do Palácio do Itamaraty, do Congresso Nacional e demais autoridades “que atuaram incansavelmente para garantir a proteção e o deslocamento seguro da comitiva”.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organizadora da viagem institucional, também se manifestou e informou que os integrantes da missão “ultrapassaram por ônibus a fronteira e estão em território jordaniano, em deslocamento para um ponto de embarque rumo ao Brasil”. Por motivos de segurança, o trajeto e a lista de participantes não foram divulgados.