CNH digital avança na Paraíba e já forma mais de 3,6 mil condutores em uma semana

A nova plataforma digital de aulas teóricas para emissão da Carteira Nacional de Habilitação já começa a transformar o acesso ao documento na Paraíba. Em apenas uma semana de funcionamento, 3.637 paraibanos concluíram o curso teórico on-line e avançaram para as próximas etapas do processo.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) apontam que, até esta segunda-feira (15), 14.353 pessoas deram entrada no pedido de CNH no estado, enquanto 10.466 efetivaram a inscrição na formação de condutores dentro do novo modelo.

A iniciativa, implantada pelo Ministério dos Transportes, oferece curso teórico gratuito e totalmente on-line, reduz significativamente a carga mínima de aulas práticas e amplia as opções de acompanhamento, incluindo a atuação de instrutores autônomos credenciados.

Para acompanhar de perto a implementação das mudanças, o ministro dos Transportes, Renan Filho, visita o Detran da Paraíba nesta terça-feira (16). A agenda contará ainda com a presença do superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, e do secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes.

Com a reformulação, todo o processo de abertura da CNH passa a ser feito de forma digital, por meio do site do Ministério dos Transportes ou do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. As aulas teóricas ficam disponíveis gratuitamente na plataforma oficial, embora o candidato possa optar por aulas presenciais em autoescolas ou instituições credenciadas.

Uma das principais mudanças é a redução da carga mínima de aulas práticas, que caiu de 20 para apenas duas horas-aula. O candidato pode escolher entre autoescolas tradicionais, instrutores autônomos autorizados pelos Detrans ou preparações personalizadas, sendo permitido, inclusive, o uso de veículo próprio durante o treinamento.

Apesar da flexibilização, a aprovação nas provas teórica e prática continua obrigatória. Etapas como exames médicos e coleta biométrica seguem sendo realizadas presencialmente nas unidades do Detran.

Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados em nível nacional, e terão sua identificação integrada ao sistema da Carteira Digital de Trânsito.

Compartilhe:

Edit Template

Aí Vem News

Um universo inteiro em alguns cliques.

© 2024 Todos os direitos reservados.