O período de convenções partidárias para homologação de candidaturas chegou ao fim nesta segunda-feira (05). Segundo o calendário da Justiça Eleitoral, o pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro. Em Campina Grande, conhecida como a Rainha da Borborema, seis candidatos foram anunciados em convenção.
Qualquer pessoa pode disputar um cargo público eletivo, desde que atenda às exigências constitucionais, como nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento e domicílio eleitoral na respectiva circunscrição há pelo menos seis meses antes do pleito, bem como ter filiação partidária pelo mesmo período.
Confira abaixo o perfil dos candidatos à prefeitura de Campina Grande:
André Ribeiro (PDT)
É o presidente municipal do PDT em Campina Grande. Já ocupou o cargo de Secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba. Em 2022, concorreu a uma vaga no Senado Federal. André Ribeiro faz parte do chamado “Fórum Pró-Campina”, que reúne vários partidos da esquerda ao centro do espectro político. O candidato a vice-prefeito da chapa será Pedro Ivo, professor e filiado ao PDT.
Artur Bolinha (Novo)
É empresário e atual presidente do Treze Futebol Clube desde maio de 2022. Esta é a quarta tentativa de Bolinha para assumir a prefeitura de Campina Grande. Nas últimas três eleições municipais, seu melhor desempenho foi em 2016, quando terminou em terceiro lugar. Nas eleições de 2024, será candidato pelo partido Novo, com apoio do PL. A candidata a vice-prefeita será a médica endocrinologista Annelise Meneguesso (PL).
Bruno Cunha Lima (União Brasil)
É o atual prefeito de Campina Grande. Começou sua carreira política sendo eleito vereador em Campina Grande em 2012. Dois anos mais tarde, foi eleito deputado estadual. Em 2020, concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito e venceu as eleições com o apoio do seu antecessor, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). O candidato a vice-prefeito será Alcindor Vilarim (Podemos).
Inácio Falcão (PCdoB)
Atualmente é deputado estadual pela Paraíba e já tem uma longa trajetória dentro da política, tendo sido vereador da cidade por quatro mandatos. Além disso, em 2020, ele também foi candidato a prefeito, obtendo 33 mil votos na época. O nome do candidato a vice-prefeito será Hermano Nepomuceno.
Jhony Bezerra (PSB)
É pré-candidato com apoio do atual governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB). Jhony foi Secretário de Estado da Saúde, ocupando o cargo de janeiro de 2023 até abril deste ano. Ele é formado em medicina pela Unifacisa, além de ter outras formações no campo da pós-graduação e especialização. O candidato a vice-prefeito será Marinaldo Cardoso (Republicanos).
Nelson Júnior (PSOL)
É professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e presidente municipal do PSOL. Em 2022, foi candidato a deputado estadual pelo mesmo partido, não conseguindo se eleger. Tem atuação na política e já concorreu a outras eleições em João Pessoa. A candidata a vice-prefeita será Marry Rodrigues, atualmente presidente da UP Campina Grande.
Com o fim do período de convenções, Campina Grande se prepara para uma disputa eleitoral marcada pela diversidade de perfis e propostas, refletindo a pluralidade de interesses e visões para o futuro da cidade.