A Paraíba figura entre os cinco estados do Brasil sem representação feminina na Câmara dos Deputados, conforme aponta um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (8). Em uma lista considerada negativa, a Paraíba se une ao Amazonas, Tocantins, Piauí e Alagoas nessa ausência de mulheres na representação parlamentar federal.
No contexto estadual, os dados revelam que, das pessoas que se candidataram a uma vaga na Câmara dos Deputados, 35,5% eram mulheres. Em 2022, foram registradas 251 candidaturas, das quais 89 eram mulheres. Esse percentual tem aumentado ao longo das eleições, partindo de 30,8% em 2014, passando para 32,7% em 2018 e alcançando mais de 35% em 2022.
Quanto às câmaras de vereadores, as mulheres representam atualmente 16,2% dos eleitos. Esse percentual é superior ao registrado em 2016, quando 13,8% das cadeiras eram ocupadas por mulheres, totalizando 305 vereadoras. Em números absolutos, houve um aumento significativo, chegando a 364 mulheres eleitas em 2020.
Já no que se refere às prefeituras, mais de 16% das gestões municipais paraibanas são lideradas por mulheres. Esse percentual coloca a Paraíba como o terceiro estado do Nordeste com menor proporção de mulheres ocupando o cargo de prefeita, ficando à frente apenas da Bahia e do Piauí. No total, são 37 prefeituras com mulheres à frente da gestão municipal.
Os dados refletem um cenário em que, apesar dos avanços observados nas últimas eleições, ainda há uma sub-representação feminina nos cargos políticos, tanto no âmbito federal quanto estadual e municipal, evidenciando a necessidade de incentivar e promover a participação das mulheres na política.