FECINE abre programação homenageando o cineasta Rosemberg Cariry

A abertura do evento começou nesta segunda e segue até o próximo sábado (25)

O Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro (FECINE) teve início nesta segunda-feira (20), na cidade de Areia, com a exibição do filme “Corisco & Dadá” (1996) e prestando uma homenagem ao cineasta cearense Rosemberg Cariry. A abertura reuniu autoridades e o público da cidade.

Rosemberg é natural do município de Farias Brito, no cariri cearense, e desde cedo teve contato com a Cultura Popular e expressões religiosas da região. Além de cineasta, ele é roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor. Com o filme “Corisco & Dadá” exibido ontem no FECINE, Rosemberg contribuiu para o movimento considerado renascimento do cinema brasileiro, período entre 1995 e 2002, no qual aconteceu a reestruturação da produção cinematográfica nacional.

Sobre essa produção, Rosemberg disse que “foi um filme na época feito em 35mm, foi importante nessa luta para firmar o cinema brasileiro, porque ele entrou em cartaz, participou de importantes festivais internacionais, ganhou prêmios no festival de cinema em Cuba e muitos outros festivais brasileiros. Então foi muito importante, não pessoalmente, mas para uma geração inteira que estava fazendo cinema naquele momento e que sentia com a realização desse filme empoderada, e que mostrou também um exemplo de que era possível fazer cinema de forma independente”.

Além dessa produção, o cineasta também exibe no sábado (25) o filme “Os Pobres Diabos” (2013) no qual fala sobre um circo mambembe do interior cearense. De acordo com Resemberg, esse longa-metragem representa a parceria entre os estados do Ceará e Paraíba. “Nesse filme eu trabalho com muitos atores paraibanos, a exemplo da Zezita Matos, Everaldo Pontes, Nanego Lira e outros. A gente tem essa relação e parceria com a Paraíba de longa data”, disse o cineasta.

Também no sábado, ele recebe o Troféu “A Bagaceira”, uma homenagem do FECINE à contribuição de Rosemberg Cariry. para o cinema nacional e em comemoração aos seus 50 anos de carreira. “Ser homenageado neste festival é uma honra. Eu me sinto contente com esse gesto e carinho”, disse o cineasta.

Ainda sobre o FECINE, ele enfatizou a relevância do evento para o fortalecimento do cinema nordestino: “Esse festival eu considero super importante porque é uma oportunidade de reunir realizadores e produtores do nordeste, não apenas para ver seus filmes, mas também para discutirem, que surjam a partir daí novas possibilidades de encontros, de co-produções”.

A programação do 2º Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro segue até o próximo sábado, dia 25. O evento é realizado pela InCinerado Filmes com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura através da Secretaria de Estado da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Areia e do IFPB, campus II. O FECINE conta ainda com a parceria da Claro CurtaEnem!, Confraria da Cachaça Restaurante e Rotta Turismo Receptivo. Outras informações estão disponíveis em fecine.com.br ou no Instagram @fecinebr.

Compartilhe:

Edit Template

Aí Vem News

Um universo inteiro em alguns cliques.

© 2024 Todos os direitos reservados.