O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está em seu último dia de atendimento para a regularização do título eleitoral, visando as eleições que ocorrem em outubro deste ano. Em João Pessoa, a capital do estado, o grande número de pessoas na fila desde a madrugada desta quarta-feira (8) preocupa as autoridades eleitorais, que devem manter o atendimento até à noite.
As primeiras pessoas da fila chegaram na noite de ontem e permaneceram todo esse período no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, onde a Central de Atendimento ao Eleitor de João Pessoa (Cenatel) está atualizando os títulos eleitorais desde às 8h. De acordo com a coordenadora da Cenatel, Alice Coelho, todos os eleitores que pegarem a fila até às 19h serão atendidos.
“Hoje é dia de paciência. Paciência do eleitor, paciência do atendente. Porque todos aqueles que chegarem aqui vão ser atendidos, sim. Todos aqueles que já estão na fila vão ser atendidos, sim. E a gente deverá entrar noite adentro para poder concluir o atendimento do último eleitor que solicitar os serviços da Justiça Eleitoral”, disse.
Alice também destaca que nem todos precisam vir presencialmente. Os eleitores em situação regular podem votar nas eleições de 2024, mesmo sem terem realizado a coleta dos dados biométricos. Além disso, os eleitores com biometria feita podem transferir o domicílio eleitoral ou alterar dados de forma virtual, sem precisar ir ao cartório eleitoral.
Para aqueles que não possuem biometria e que solicitaram pela internet o primeiro alistamento ou a transferência no período de 28/03 a 08/04/2024, é necessário comparecer presencialmente até hoje nos locais de atendimento.
A atualização ou alistamento eleitoral na capital paraibana ocorre na Central de Atendimento ao Eleitor de João Pessoa (Cenatel), localizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), na Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, bairro Tambauzinho, João Pessoa, das 8h às 19h. Em outras cidades, a mudança pode ser feita diretamente nos cartórios eleitorais municipais.
Os documentos necessários são documento oficial de identidade com foto (frente e verso), comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver) e, para homens nascidos em 2005, comprovante de quitação do serviço militar. Para mais informações, os eleitores podem entrar em contato através do WhatsApp (83)3512-1500.