Nessa quarta-feira (17), a Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Dutra, divulgou dados preocupantes: mais de 40 mil cartões do Bolsa Família foram cancelados na Paraíba devido a irregularidades. Segundo ela, as irregularidades foram especialmente identificadas durante a pandemia da Covid-19, quando o Governo Federal simplificou o processo de cadastro para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A identificação das irregularidades se deu por meio do CPF, indicando que essas pessoas possuíam uma renda financeira incompatível com a situação de vulnerabilidade social, explicou Pollyanna Dutra.
Os cortes nos benefícios são realizados pelo Governo Federal, que envia as listas para as secretarias estaduais de Desenvolvimento Humano. Esse processo visa garantir que o benefício seja destinado apenas às famílias que realmente necessitam.
Um ponto destacado pela secretária é que muitas pessoas em situação irregular ainda buscavam a reintegração do benefício junto à Secretaria, mesmo após o cancelamento.
“O que nos surpreendeu foi que, mesmo estando em situação irregular, as pessoas compareciam à Secretaria buscando a reintegração do benefício”, afirmou Pollyanna Dutra.