“O agente secreto”, com Wagner Moura, ganha força rumo ao Oscar 2026

O ator Wagner Moura começa a enxergar mais claramente o caminho de “O agente secreto” em direção ao Oscar 2026. O filme brasileiro, escolhido em setembro para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional, recebeu nesta terça-feira (28) duas indicações no Gotham Awards, uma das principais premiações do cinema independente dos Estados Unidos: Melhor Atuação, para Moura, e Melhor Roteiro Original.

A produção, dirigida e escrita por Kleber Mendonça Filho, estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro.

Durante coletiva de imprensa em São Paulo, Wagner Moura celebrou o reconhecimento internacional e destacou a importância das recentes indicações:

“Há algumas boas semanas que se fala sobre o Oscar, mas quando rolam essas outras indicações, como o Gotham, ou como o prêmio de críticos que o Kleber ganhou agora, é aí sim que eu começo a ver um caminho para o Oscar”, disse o ator.

O diretor Kleber Mendonça Filho, de “Bacurau” e “Aquarius”, contou que está há mais de um mês fora do Brasil participando de festivais nos Estados Unidos e na Europa. A trajetória internacional do longa começou ainda em maio, quando “O agente secreto” foi premiado no Festival de Cannes, evento que tradicionalmente antecipa os favoritos à temporada de premiações de Hollywood.

Trama e mensagem política

No roteiro, Wagner Moura interpreta um homem que retorna ao Recife durante a ditadura militar para fugir de um passado misterioso. Escondido e tentando se reconectar com o filho, ele acaba reencontrando fantasmas pessoais e políticos enquanto é perseguido por um antigo inimigo.

Para o ator, o longa é também uma reflexão sobre a importância da memória histórica do país:

“Se a gente não tivesse tido a lei de anistia, não teria existido um presidente como esse que agora está preso. Um país precisa de memória”, afirmou Moura.

Kleber Mendonça Filho reforçou o desejo de que o filme alcance o público mais jovem:

“Tenho vontade que esse filme seja descoberto por pessoas muito jovens, que encontrem no cinema algo que as faça pensar sobre o Brasil. Nosso país tem questões profundas com a memória.”

Com as novas indicações e a repercussão positiva no circuito internacional, “O agente secreto” se consolida como um dos filmes brasileiros mais promissores da temporada e fortalece sua campanha rumo ao Oscar 2026.

Compartilhe:

Edit Template

Aí Vem News

Um universo inteiro em alguns cliques.

© 2024 Todos os direitos reservados.