O prédio do Convento São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como ‘Conventinho’, no bairro do Varadouro, reinaugurado nesta sexta-feira (20), poderá abrigar o Centro Cultural do Patrimônio Imaterial da Paraíba. Conforme a assessoria de imprensa do órgão, o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional está em tratativas com a prefeitura e coletivos de detentores de bens culturais reconhecidos nacionalmente para viabilizar esse processo.
A iniciativa busca promover usos mais alinhados à dinâmica cultural contemporânea do Centro Histórico da cidade, como eventos, oficinas e atividades relacionadas às Matrizes Tradicionais do Forró, à Capoeira e ao Cordel, por exemplo, pontua a assessoria de imprensa.
A restauração do edifício histórico beneficia, dessa forma, a preservação do patrimônio, revitaliza a área local, promove atividades educacionais e culturais, atrai turistas e estimula o desenvolvimento econômico em João Pessoa e seu entorno.
Por meio do Iphan, até o final de 2026, serão realizadas 144 obras e 105 projetos, um investimento de R$ 740 milhões em todas as regiões do País. Desse modo, a instituição reitera seu compromisso com a proteção e a preservação do patrimônio nacional.
Valorização do Centro Histórico
O prefeito Cícero Lucena destacou a valorização do Centro Histórico de João Pessoa com a entrega do Convento São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como ‘Conventinho’, no bairro do Varadouro, nesta sexta-feira (20). A solenidade contou com a participação do cônsul geral da França para o Nordeste, Serge Gas; do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; do bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus; dentre outras autoridades.
“A revitalização desse prédio foi pensada para ele ser um equipamento que vai contribuir muito e vai marcar o novo Centro Histórico de João Pessoa. Com a criação do projeto ‘Viva o Centro’, fizemos uma parceria com o Governo do Estado e outros órgãos para dar uma nova vida a essa região da cidade. E já estamos conseguindo isso. Destacar também a parceria com o Governo Federal, Arquidiocese da Paraíba, Iphan e iniciativa privada. Todos fizeram sua parte para transformar esse local”, destacou o prefeito.
Cícero Lucena ainda frisou que outros prédios e espaços públicos do Centro Histórico estão sendo revitalizados. “Novas escolas e creches municipais; a construção da nova sede da Guarda Civil Metropolitana, no antigo prédio da Prefeitura; o Paço Municipal, que será entregue no início do próximo ano com o Gabinete do Prefeito; o Palácio de Despachos do Governo da Paraíba no prédio antigo do Comando Geral da Polícia Militar; Teatro Santa Roza já recuperado; Praça Pedro Américo; Parque Tecnológico; a Fábrica Matarazzo. Eu acredito que, somado aos incentivos fiscais, isso simboliza que o poder público está atuando e temos que celebrar”, afirmou.
O Antigo Conventinho, cuja história remonta ao final do século XVI, foi originalmente fundado como parte do Convento Franciscano da Paraíba. Localizado em uma área de grande relevância histórica e cultural, o edifício é um testemunho vivo das transformações urbanísticas e sociais da cidade ao longo dos séculos.
O espaço criará um grande diferencial no cenário cultural, turístico e artístico do Centro Histórico da Capital. Trata-se de uma edificação histórica, localizada nas proximidades de outros equipamentos bem conhecidos e consolidados, a exemplo do Hotel Globo e da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves.
Valor turístico
O secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Daniel Rodrigues, revelou que o Conventinho será um ponto turístico importante para o Centro Histórico da cidade.
“Nós vamos trazer as excursões, principalmente as excursões que vêm dos estados vizinhos, para que essas pessoas entrem e conheçam a história do Conventinho, assim como o Centro Cultural São Francisco, Centro de Atendimento ao Turista, a General Osório, o Parque Solon de Lucena. Tenho certeza que o Conventinho só vem a colocar cereja no bolo, aqui no Centro Histórico, e formatar essa opção turística tão importante para a cidade de João Pessoa”, comentou.
Valor cultural – O Conventinho tem grande importância para a cidade de João Pessoa como equipamento capaz de abrigar inúmeras atividades artísticas e culturais que ajudarão a dar nova vida ao Centro Histórico da Capital. No local, vão funcionar uma Escola de Artes, uma Biblioteca Municipal e outros equipamentos já pactuados com o Iphan, a exemplo de espaços para apresentações, exposições e de convivência com praças e pátios internos, anfiteatro, auditório e galerias de arte.
“Nós não temos dúvida que isso aqui vai ser o grande marco na retomada da restauração e revitalização do nosso Centro Histórico. O nosso conceito é que aqui deve ter uma espécie de hub de lazer, cultura, negócios e também de empreendedorismo. De maneira que a gente possa dar multiuso a esse equipamento, incluindo também uma biblioteca pública municipal”, revelou Marcus Alves, diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).