Com o apoio do poder público e da iniciativa privada, o projeto já está na sua segunda fase
Criado com o objetivo de promover o resgate histórico e cultural das igrejas do Centro Histórico de João Pessoa, o projeto Caminhos da Fé completou um ano no último domingo, 26. Junto com o Circuito das Igrejas Coloniais, o projeto visa a valorização do patrimônio cultural e religioso de João Pessoa, através da restauração das igrejas seculares que estão presentes no Centro Histórico da capital paraibana. As obras tiveram início no ano passado pelo Cruzeiro do Centro Cultural São Francisco.
Padre Marcondes Meneses, diretor do Centro Cultural São Francisco, conta que até agora o saldo é positivo com boas realizações. “Estamos muito felizes pelo projeto estar comemorando um ano, porque foi um ano bastante produtivo. A primeira fase já foi concluída, restauramos o Cruzeiro e todos os elementos históricos presentes nele. Agora, estamos na segunda etapa com o processo de restauração do adro”, afirma.
Ainda segundo o Padre Marcondes, a obra no adro já está bem avançada com o trabalho de restauração feito na cantaria e nos azulejos portugueses, que trazem a representação da via-sacra em seis painéis e que foram instalados no século XVI. Um trabalho delicado e cuidadoso para preservar a história.
As próximas etapas já estão previstas com as restaurações da fachada da igreja, do relógio solar e da fonte. As obras do Caminhos da Fé são possíveis através de doações de recursos financeiros de agentes públicos, empresas e pessoas físicas.
Para ajudar e contribuir com o projeto, é possível doar qualquer quantia pela chave pix caminhosdafepb@gmail.com ou, se preferir, através de depósito ou transferência na conta 37650-7, Agência 435, Banco Bradesco. Cada colaboração é importante.