Na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE), foi publicado o ato de exoneração de Lindolfo Pires do cargo de Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. O suplente de deputado estadual pelo Partido Progressista (PP) assumirá temporariamente a vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com a saída temporária do titular João Paulo Segundo (PP), que se licenciará para dar oportunidade ao segundo suplente do PP, Tarcísio Jardim, vereador de João Pessoa.
Essa movimentação faz parte de uma operação arquitetada pelo deputado Aguinaldo Ribeiro, líder maior do PP no Estado, visando permitir um rodízio de lideranças do partido na Assembleia Legislativa.
Para viabilizar esse movimento, João Paulo Segundo, também do PP, solicitou uma licença de 121 dias. Lindolfo Pires, como primeiro suplente do partido, precisa assumir o cargo durante esse período e, posteriormente, solicitar sua própria licença.
Dessa forma, Tarcísio Jardim, segundo suplente, assume o mandato sem prejudicar Lindolfo, que mantém a suplência e retorna ao cargo no governo do Estado. Essa estratégia evita que Lindolfo perca o direito de assumir a função no futuro, garantindo sua continuidade como suplente.
A posse de Lindolfo na Assembleia está agendada para a tarde desta terça-feira, enquanto a de Tarcísio Jardim está marcada para quarta-feira. A vaga deixada por Jardim na Câmara de João Pessoa será ocupada pelo Coronel Kelson (Patriota), suplente do parlamentar.