Viu a lua? Saiba que horas acontece o fenômeno duplo com eclipse lunar parcial e superlua nesta terça


Os amantes da astronomia e todos que apreciam a beleza do céu noturno terão um espetáculo duplo nesta terça-feira (17): a ocorrência de uma superlua e um eclipse lunar parcial. De acordo com a NASA, ambos os fenômenos poderão ser observados em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. A Lua estará em seu auge às 23h35 (horário de Brasília), enquanto o eclipse lunar parcial começará às 21h41 e terá seu ponto máximo por volta das 23h44.

A chamada superlua ocorre quando a Lua cheia está mais próxima da Terra, em seu perigeu, o que a faz parecer maior e mais brilhante do que o normal. Este evento de setembro é a segunda de quatro superluas consecutivas, com a última prevista para ocorrer em outubro, quando o fenômeno será ainda mais visível.

Além da superlua, também será possível acompanhar um eclipse lunar parcial, quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando uma sombra parcial sobre a superfície lunar. O eclipse começa a partir das 21h41, mas os efeitos mais evidentes poderão ser vistos por volta das 23h13, quando a borda da Lua começará a entrar na sombra total. O fenômeno atingirá seu ápice às 23h44, com cerca de 8% da Lua coberta pela sombra da Terra. O eclipse será visível até a 01h47 da quarta-feira (18). Para quem quiser acompanhar com mais detalhes, o Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo pelo seu canal no YouTube.

Significado cultural e astrológico

Culturalmente, essa lua cheia de setembro é conhecida como a “Lua da Colheita” ou “Lua do Milho”, denominações usadas em várias partes do mundo. No hemisfério norte, a Lua da Colheita marca o início do outono, período em que as colheitas são feitas sob o luar. Os povos originários dos Estados Unidos utilizavam a Lua como guia para colher safras de milho e abóbora, enquanto na Europa, a lua cheia de setembro também era chamada de “Lua da Fruta” e “Lua da Cevada”, pois indicava o momento de colher e processar essas culturas.

Para quem se interessa por astrologia, a Lua em Peixes durante o eclipse pode ser interpretada como um momento de “despertar”, trazendo insights emocionais e espirituais para muitas pessoas.

Fenômenos de tirar o fôlego

Esses fenômenos não são apenas belos espetáculos visuais, mas também carregam significados históricos e culturais profundos. A superlua e o eclipse de hoje são uma oportunidade rara de apreciar o que a natureza tem a oferecer, tanto para os curiosos da ciência quanto para os admiradores do céu noturno.

Compartilhe:

Edit Template

Aí Vem News

Um universo inteiro em alguns cliques.

© 2024 Todos os direitos reservados.