A paraibana Silvana Fernandes conquistou a medalha de bronze na categoria até 57kg do taekwondo nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Depois de uma campanha de uma vitória e uma derrota nas preliminares, ela derrotou a cazaque Kamilya Dosmalova por 28 a 3 na disputa decisiva para faturar mais um pódio, repetindo o que aconteceu em Tóquio-2020.
Com a queda na semi, foi encaminhada à disputa da medalha de bronze. E foi aí que ela encontrou Kamilya Dosmalova, terceira colocada do ranking mundial e que precisou passar pela repescagem para chegar na luta decisiva. Apesar da proximidade dos rankings, a brasileira atropelou a adversária e não deu margens para dúvidas. Aplicou um sonoro 28 a 3 para faturar a medalha.
Silvana Fernandes repete o feito dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, quando também conquistou a medalha de bronze, apenas três anos depois de começar a praticar o taekwondo. Naquela edição, a modalidade fez sua estreia no programa paralímpico. Natural de São Bento (PB), Silvana tem 25 anos de idade e nasceu com má-formação congênita no braço direito.